Quinta-feira, 22 de Setembro de 2005

Dia Europeu Sem Carros

Comemora-se hoje o Dia Europeu sem carros.

Porto, Tavira, Almada, Águeda, Angra do Heroísmo, Aveiro, Barreiro, Bragança, Caldas da Rainha, Cascais, Castelo de Vide, Celorico da Beira, Chaves, Coimbra, Entroncamento, Espinho, Fafe, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Grândola, Guarda, Ílhavo, Lagos, Leiria, Lourinhã, Manteigas, Mealhada, Mértola, Monchique, Montijo, Nisa, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Ovar, Pinhel, Portalegre, São João da Madeira, Seixal, Serpa, Sever do Vouga, Torres Vedras, Trofa, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira e Vila Real de Santo António são os municípios que aderiram à iniciativa.

Todos nós sabemos, que o nosso carrinho nos proporciona uma maior autonomia e mobilidade que os transportes públicos por vezes não conseguem, impedindo-nos de chegar ao nosso destino com maior rapidez e conforto. No entanto existem outras circunstâncias em que a utilização dos transportes públicos ou outro meio de transporte, como a bicicleta, ou mesmo o passeio a pé, são os meios mais inteligentes e fáceis de chegar onde quer que seja. Eu, ando a maior parte das vezes de autocarro, chegando ao fim de alguns dias extremamente saturado e cansado, não só física como psicologicamente. É o estar constantemente a olhar para o relógio para não perder o próximo autocarro são as pequenas corridinhas para chegar a tempo… no entanto, não chego ao final desses mesmos dias extremamente irritado, com os erros dos outros condutores, com o pára-arranca que as longas filas proporcionam e com todo o stress provocado pelo próprio acto de conduzir. É certo, que para fazermos da utilização dos transportes públicos um hábito, ainda há um longo caminho a percorrer por parte de todos, mas a parte que nos compete pode começar já a ser praticada e interiorizada ao aderirmos a esta iniciativa. Talvez, ao tomarmos consciência de que para certas deslocações como a ida ao café, a ida à papelaria para apostar no euro milhões, não é necessária a utilização de um automóvel, já estamos a contribuir um pouco para um Ambiente mais Saudável. Na ida para o emprego, e atendendo a que a diversidade e opção de transporte é cada vez maior, talvez seja melhor trocar as infindáveis esperas nas filas de trânsito, por outro tipo de transporte que irá com toda a certeza facilitar-nos a vida. Na minha opinião cabe a cada um de nós perceber que as opções são variadas, e que podemos inclusive optar por uma utilização mista, carro/transportes públicos. A utilização de certos transportes públicos como o barco, pode ainda ser uma excelente forma de começar o dia.

Deixo-vos aqui o meu testemunho, de que quando estudava em Lisboa, atravessava a Ponte, de Comboio, o que demorava cerca de dez minutos, na hora de ponta, enquanto que no tabuleiro acima, a passo de caracol, se avizinhavam longos minutos de espera para chegar à outra margem.

Depois de cumprirmos o nosso dever como cidadãos, resta-nos esperar, que o nosso empenho na preservação do Planeta Azul, sirva para que outros cumpram também a sua parte criando condições para que este dia não seja uma excepção no meio de tantos outros.

Saudações Ambientais.

publicado por Arroto Azul às 12:12
link do post | Arrotar | favorito
|

.Mais sobre mim

.pesquisar

 

.Arrotos recentes

. As leituras de Arroto Azu...

. A TODOS...

. Curso de Formação Inicial...

. Vende-se!

. Parabéns (atrasados)!

. Tens Muito Que Aprender

. Momentos

. 22 de Março - Dia Mundial...

. Pára Tudo!

. Actores Brilhantes?

.Arquivos

.Arrotos Amigos

A Mona Lisa Tinha Gases

Algures no Ribatejo

A Vidinha de Uma Gaja

Diário da Ni

Diários de Bordo

Caroxinha Perdida

Cheirinho a Alfazema

DragonGirl

Grupo Flamingo

Gatafunhos

Ideias Nulas

Mar e Areia

Palpites e Tal

Ritmos Presos

Salpicos de Luz

Suspeitas

Simplesmente Meu...

Tem Dias

The Puzzle of My Life

Teia d'Aranha

.O Meu Selo




Creative Commons License
O conteúdo deste blog está protegido por uma Licença Creative Commons.
Free Guestbooks by Bravenet.com View my Guestbook
Free Guestbooks by Bravenet.com
blogs SAPO

.subscrever feeds