Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007

Projecto Final de Curso

Finalmente, ao final da manhã, eu e o meu colega de curso Alf Bejekas apresentámos o nosso projecto de final de curso em Eng. de Ambiente. Depois de meses de muita pesquisa, sentados em frente ao computador a queimar a vista que já no final começou a ressentir-se, dando um aspecto enevoado e desfocado às coisas que vemos, podemos dizer que estamos safos.
 

O projecto consistiu na realização de um "Ante Projecto de um site de Gestão de Resíduos e Subprodutos ". O Manuscrito ultrapassou as 500 páginas, uma verdadeira bíblia sobre resíduos. Ao longo do trabalho enquadramos a problemática dos resíduos sólidos urbanos, falamos da sua origem composição e propriedades, formas de redução da produção desses mesmos resíduos, sistemas para recolha e transporte, valorização e tratamento, os vários tipos de resíduos, legislação e planos estratégicos relacionados com a temática em questão.
 
Na página do site é possível consultar toda a informação relativa aos temas e subtemas abordados no manuscrito .
 
Para a criação do símbolo da página web conjugámos três elementos... "Arroba" que representa a internet e a "Mão" e o "Planeta Terra" representam a ideia de que a problemática dos resíduos sólidos urbanos no nosso planeta terá a sua resolução nas nossas acções.
 
A problemática dos resíduos é Universal e transversal a todas as acções praticadas no nosso dia a dia, tornando-se por isso um problema de todos nós. Não é um problema recente, já vem da antiguidade. Segundo alguns historiadores a primeira lixeira municipal surgiu em Atenas, por volta do ano 500 A.C., em que os “varredores de rua” eram obrigados a depositar os resíduos a uma distância aproximadamente de 1milha das fronteiras da cidade. A evolução das tecnologias assim como um crescendo das responsabilidades governamentais permitiram a descoberta de novos métodos de eliminação e tratamento dos resíduos, no entanto deposições a céu aberto ainda são uma realidade sendo por isso necessária uma forte sensibilização social para esta temática.


Foi nosso objectivo com a criação deste site permitir a consulta de informação relativa a este tema servindo como ferramentas de estudo por parte de alunos do curso, de ensino aos docentes e com as devidas alterações servir de esclarecimento a possíveis dúvidas que possam surgir junto das empresas.
 
Este trabalho contou com a ajuda de várias pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram com um pouco de si para que o tivéssemos realizado com sucesso.
 
Agradeço por isso aos professores envolvidos neste projecto, aos colegas de curso A. C., M. E. e R. C. com quem temos trabalhado ao longo destes anos de curso e que sempre acreditaram nas nossas capacidades, valor e nos ajudaram a ultrapassar as dificuldades que encontrámos até aqui. O meu amigo Vespas que colocou à nossa disposição a sua imaginação e talento na elaboração do símbolo da página web , assim como ao colega Açores que orientou a elaboração da página.


A Xamakita , que me ajudou na pesquisa para a realização deste trabalho e que me aturou nos dias de maior stress, me apoiou afectiva e emocionalmente e por toda a dedicação ao longo deste período sem a qual tudo teria sido diferente.


Já agora parabéns a mim e ao meu colega por termos realizado com sucesso esta disciplina de projecto. O fim aproxima-se e espero que os exames que faltam realizar corram de feição...

sinto-me: Aliviado
publicado por Arroto Azul às 18:27
link do post | Arrotar | favorito
|

.Mais sobre mim

.pesquisar

 

.Arrotos recentes

. As leituras de Arroto Azu...

. A TODOS...

. Curso de Formação Inicial...

. Vende-se!

. Parabéns (atrasados)!

. Tens Muito Que Aprender

. Momentos

. 22 de Março - Dia Mundial...

. Pára Tudo!

. Actores Brilhantes?

.Arquivos

.Arrotos Amigos

A Mona Lisa Tinha Gases

Algures no Ribatejo

A Vidinha de Uma Gaja

Diário da Ni

Diários de Bordo

Caroxinha Perdida

Cheirinho a Alfazema

DragonGirl

Grupo Flamingo

Gatafunhos

Ideias Nulas

Mar e Areia

Palpites e Tal

Ritmos Presos

Salpicos de Luz

Suspeitas

Simplesmente Meu...

Tem Dias

The Puzzle of My Life

Teia d'Aranha

.O Meu Selo




Creative Commons License
O conteúdo deste blog está protegido por uma Licença Creative Commons.
Free Guestbooks by Bravenet.com View my Guestbook
Free Guestbooks by Bravenet.com
blogs SAPO

.subscrever feeds