Quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

IEFP SUCKS!

Aqui há umas semanas atrás decidi ir ao Instituto de Emprego e Formação Profissional vulgo IEFP fazer a minha inscrição, adiantando assim trabalho, caso surja alguma oportunidade de Estágio Profissional!

 

Fui relativamente cedo, pois já sabia que as filas essas são intermináveis, sendo que o melhor mesmo é ir a fazer conta em passar lá umas boas horas... 

 

Na realidade e como já esperava estava uma fila considerável à minha frente, mas acabei por ter sorte pois a maior parte pertencia aquela fatia da população que está no desemprego o que significa que estavam lá para as apresentações quinzenais assim como algumas entrevistas e reuniões.

 

Ainda assim as cerca de dez pessoas que estavam à minha frente renderam um pouco mais de uma hora em espera. Apenas duas pessoas a atender como é habitual naquele Centro de Emprego, daí que também não se possa dizer que é uma má média...

 

Mas isto é assim à primeira vista... porque a realidade é que, depois de alguma observação apercebi-me que pelo menos um daqueles funcionários deve ser filho de alguma tartaruga!

 

Chegou a minha vez... Quem me atendeu? Ora pois está claro!

 

A senhora, a bem dizer, até era muito simpática e atenciosa mas mais um bocadinho estava eu a informações sobre o que se passa no seu local de trabalho! Não que eu soubesse muito, apenas porque li o que está escrito no site do IEFP!

 

Comecei por explicar o porquê de me inscrever no centro de emprego, ao mesmo tempo que lhe disse que já tinha feito uma pré-inscrição via internet e que era suposto activá-la segundo as informações que me foram dados pelo serviço. Que novidade lhe fui dar...

 

Primeiro... não sabia que os serviços informáticos estavam a funcionar e ainda

 

"Ah! Realmente está aqui qualquer coisa... a dizer que ainda não foi activado! E agora??! Oh "colega" está aqui a dizer no sistema que não foi activado e agora?"

 

O "colega" lá lhe explicou que tinha de continuar a fazer o registo e que não havia problema!

 

Começámos então o registo... o longoooo registo!

 

Onde estudou? Área? Blá Blá Blá! Ela perguntava, eu ia respondendo e ela com os seus dois pequenos indicadores lá ia digitando leeeeennnntaaaaammeeeennteee, mas muuuuuuuito leeeeennnntaaaaammeeeennteee o que eu ia dizendo!

 

Ora eu perguntou, onde foi aquela senhora desencantar tanta inércia?! Okay, tudo bem, não temos todos de saber utilizar todos os dedos no teclado... eu próprio não consigo, mas chiça andar a procurar tecla a tecla como se fosse a primeira vez que estava a olhar para um teclado tendo em conta que aquele computador faz parte dos seus instrumentos diários de trabalho, não é um pouco de mais?? E quando eu digo diários não é coisa de meia dúzia de dias, mas talvez de meia dúzia de anos, pois lembro-me de ter ido lá, talvez noutra vida e já tinha visto a senhora!

 

"Ah, mas sabe que estágios profissionais nós não arranjamos tem de ser você a procurar?"

"Sim sei..."

"Estava aqui a ver... sabe que também pode procurar ofertas de emprego através do nosso site?"

"Sim..."

"Não tem curso de Segurança e Higiene no trabalho?"

"Não..."

"Ah! É que está aqui um anúncio a pedir... para Alqueva."

"Pois, já tinha visto. Mas não tenho essa especialização!"

 

Mais questão menos questão, lá fiquei com a inscrição feita, deu-me o cartão e lá vim embora com uma folhinha na mão, que ela me deu, sobre estágios profissionais!!!!!

 

Fazendo um balanço, perguntou muita coisa, mas não disse nada de novo nem de relevante e uma simples questão como

 

"INOVJOVEM, conhece? Já ouviu falar? Sabe que se tem de inscrever aqui e que é uma boa alternativa e que eles sim o ajudam a procurar estágio profissional??"

 

Isso ela não perguntou... coincidência, logo aquilo que eu por acaso não descobri por mim no site do IEFP ou noutro lado qualquer, foi aquilo que a senhora não perguntou!

 

Descobri há alguns dias que é lá que tenho de me inscrever!

 

Entretanto utilizando o mesmo serviço de internet, fiz um pedido de um documento, que chegou às minhas mãos em bom tempo e hora, e aproveitei também para activar a minha inscrição em cursos de formação profissional!

 

Este último não foi activado até à data e como tal, seguindo as indicações do serviço informático, voltei a contactar uma segunda vez, ou a vigésima (já que da primeira vez, há uns dias atrás, tocou, tocou, tocou e em pleno horário de trabalho ninguém me conseguiu atender a porra do telefone. Isto mesmo depois de várias tentativas).

 

Já estava a adivinhar o mesmo desfecho da primeira vez quando ouço uma voz muito sumida, que parecia vir do além a dizer

 

"Centro de Emprego e Formação Profissional, Boa Tarde!"

 

Já disse que a voz era sumida não disse? Era como se a senhora estivesse a fazer força noutro lado e a voz não saísse. Para além disso falava muito pausadamente, como se estivesse no lado de lá de uma linha erótica (não que eu já tivesse ligado para alguma dessas linhas de valor acrescentado... disseram-me)!

 

Comecei a expor a minha situação, quando já meio da conversa ouço a tal voz sumida...

 

"Não faz mal... gostei muito de a ver. Que corra tudo bem! Adeeeeeeus"

 

Incrédulo e já convicto que era a minha imaginação que me estava a trair, redobrei a minha atenção... mas não estava a delirar! A senhora cagou bem no telefone, tirando qualquer credibilidade ao seu profissionalismo e quando "voltou" emitiu naquele tom sem sal um natural pedido de desculpas.

 

Eu ri-me ironicamente, com desprezo ao mesmo tempo estupefacto e reiniciei o meu discurso... não me esclareceu em nada e fiquei com a sensação de que nem sequer sabia do que estava a falar!

 

Perante isto pouco mais há dizer sobre a cambada de incompetentes que nos rodeia! É que ter dificuldades em fazer as coisas é legítimo e ninguém nasce ensinado, agora a falta de profissionalismo é coisa que já vem da qualidade de cada um de nós...

 

SO, FUCK OFF IEFP! YOU AND YOUR FUCKIN BITCHES!

 

 

(já estou a ver que tenho de ir lá perder mais umas horitas...)

sinto-me:
tags:
publicado por Arroto Azul às 17:50
link do post | Arrotar | favorito
|
4 comentários:
De dragongirl a 3 de Outubro de 2008 às 21:10
lololol
calma!
coitada de senhora!!!
O atendimento no IEFP é excelente, é rápido,...
Bem infelizmente eu sei o que isso é, parece que pararam no tempo e vivem num mundo á parte, mas é assim, é por isso que o pessoal quer trabalhar para o estado não se faz nenhum!!! outros sem trabalho algum com vontade de trabalhar!!!a minha mãe já trabalhou para o estado e não são todos assim, ainda há excepções, mas são muito poucas mesmo, reduzidíssimas...!!!Beijinhos e quando fores lá manda cumprimentos meus á senhora loooooooool diz lhe para ela ir tirar um curso de informática, que estão a abrir vagas na minha zona
De Arroto Azul a 19 de Novembro de 2008 às 14:05
As pessoas acomodam-se e ficam sempre à espera que sejam os outros a fazer as coisas por elas...

São pessoas como estas que dão má fama!
De Maria a 6 de Outubro de 2008 às 09:04
Pois... nem sei o que comentar!!!! É o país que temos! Eu tenho experiências dessas, surreais, em diversos organismos públicos: desde as finanças, à Segurança Social, passando também pelo Centro de Emprego e afins!! Enfim... só é pena que com tanto desempregado, não substituam essas peças de museu que nem sequer sabem escrever ao computador, por pessoas realmente válidas e produtivas!!
De Arroto Azul a 19 de Novembro de 2008 às 14:07
É complicado gerir esta inércia que afecta tantos empregados

Arrotar post

.Mais sobre mim

.pesquisar

 

.Arrotos recentes

. As leituras de Arroto Azu...

. A TODOS...

. Curso de Formação Inicial...

. Vende-se!

. Parabéns (atrasados)!

. Tens Muito Que Aprender

. Momentos

. 22 de Março - Dia Mundial...

. Pára Tudo!

. Actores Brilhantes?

.Arquivos

.Arrotos Amigos

A Mona Lisa Tinha Gases

Algures no Ribatejo

A Vidinha de Uma Gaja

Diário da Ni

Diários de Bordo

Caroxinha Perdida

Cheirinho a Alfazema

DragonGirl

Grupo Flamingo

Gatafunhos

Ideias Nulas

Mar e Areia

Palpites e Tal

Ritmos Presos

Salpicos de Luz

Suspeitas

Simplesmente Meu...

Tem Dias

The Puzzle of My Life

Teia d'Aranha

.O Meu Selo




Creative Commons License
O conteúdo deste blog está protegido por uma Licença Creative Commons.
Free Guestbooks by Bravenet.com View my Guestbook
Free Guestbooks by Bravenet.com
blogs SAPO

.subscrever feeds