Sábado, 24 de Dezembro de 2005

Consoada: Preparativos

18h45m

Aproxima-se a hora do jantar, por toda a casa se pode sentir o cheiro da lenha queimada, no forno onde, tradicionalmente pelo Natal, se assa o cabrito e o peru. O jantar está a ser preparado no andar de baixo (casa da vóvó Elvira). Na cozinha estão os meus pais a preparar o bacalhau. Cortam-se batatas e couves, abrem-se os frascos de grão e feijão frade e colocam-se as couves na panela.

Se nos dirigirmos até à sala, podemos ver em cima da mesa os sonhos de Natal e os coscorões, cobertos de açúcar e canela, um bolo em forma de sino e o famoso tronco coberto de chocolate.

Cá em cima encontramos a Árvore de Natal, enfeitada com algumas fantasias que já vêm da minha infância, permitindo-me recordar Natais por vezes perdidos no tempo. Natais de tempos, em que ainda se ouviam as valentes gargalhas do meu avô, em que se ouvia o seu cantarolar e em que depois da meia-noite, após termos recebido as prendas se podia assistir ao deleito com que ele bebia o seu golo de whiskey e comia o seu pedaço de pão com carne. Escusado será dizer que a parte do pãozinho com carne era degustado por mim com a mesma satisfação…

Os tempos vão passando mas a tradição continua e é por isso, que com toda a certeza daqui a algumas horas, depois de abertos os presentes estaremos à volta da mesa saboreando o peru e relembrando esses momentos…

O jantar está para breve, depois vou levar as prendinhas à curiosa da minha princesinha, que por esta altura ainda não sabe, mas já acertou em duas delas. O picot da voíta e uma das minhas prendas… Blaaaaaaagrrrrrrhhh! Têm um sentido muito apurado para estas coisas as mulheres… No entanto ainda não sabe que tenho ali um chocolate para ela devorar! Para além do facto de se ter enganado redondamente na prenda que a minha mãe lhe vai dar. Depois disso voltarei a casa para ouvir a missa do galo… ou então não, apenas para cear.

É este o início da noite de consoada.

Talvez ainda volte para vos contar das prendas recebidas e do quão boa estava a comida!

publicado por Arroto Azul às 19:41
link do post | Arrotar | favorito

.Mais sobre mim

.pesquisar

 

.Arrotos recentes

. As leituras de Arroto Azu...

. A TODOS...

. Curso de Formação Inicial...

. Vende-se!

. Parabéns (atrasados)!

. Tens Muito Que Aprender

. Momentos

. 22 de Março - Dia Mundial...

. Pára Tudo!

. Actores Brilhantes?

.Arquivos

.Arrotos Amigos

A Mona Lisa Tinha Gases

Algures no Ribatejo

A Vidinha de Uma Gaja

Diário da Ni

Diários de Bordo

Caroxinha Perdida

Cheirinho a Alfazema

DragonGirl

Grupo Flamingo

Gatafunhos

Ideias Nulas

Mar e Areia

Palpites e Tal

Ritmos Presos

Salpicos de Luz

Suspeitas

Simplesmente Meu...

Tem Dias

The Puzzle of My Life

Teia d'Aranha

.O Meu Selo




Creative Commons License
O conteúdo deste blog está protegido por uma Licença Creative Commons.
Free Guestbooks by Bravenet.com View my Guestbook
Free Guestbooks by Bravenet.com
blogs SAPO

.subscrever feeds